Como consultar a idoneidade de uma imobiliária?

Compartilhar a notícia

08 de dezembro de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 28 de agosto de 2023 5 min de leitura
consultar-idoniedade-imobiliaria

Confira 4 maneiras de checar se uma imobiliária é confiável e se oferece atendimento de boa qualidade aos clientes.

Hoje é muito fácil encontrar apartamentos à venda, seja em portais que reúnem anúncios diversos ou diretamente nos sites das (muitas) imobiliárias existentes. A quantidade de informação é enorme e esse mar de opções pode deixar uma pessoa confusa, especialmente se ela não fez uma transação imobiliária antes e não tem experiência na área. 

Afinal, como consultar a idoneidade de uma imobiliária? Aprenda neste post!

Leia também: Saiba como fazer o registro de primeiro imóvel e obter descontos

4 formas de consultar a idoneidade de uma imobiliária

Busque indicações confiáveis

Em basicamente qualquer área, escolher uma empresa para fazer negócio envolve alguns passos básicos. O primeiro é buscar informações com pessoas de confiança, ou seja, amigos, colegas e familiares que já desvendaram esse “caminho das pedras” pelo menos uma vez e podem te ensinar alguma coisa – seja para recomendar um serviço ou avisá-lo sobre potenciais problemas.

Não à toa, corretores de imóveis – que podem trabalhar de forma autônoma ou  filiados a uma imobiliária – que são bem sucedidos em sua profissão recebem boa parte de sua clientela através de indicações de clientes satisfeitos.

Então se você quer saber se uma determinada imobiliária é idônea, pergunte para pessoas em quem você confia se já ouviram falar ou trabalharam com ela. Aproveite para também pedir indicações de boas imobiliárias – assim você já fica com essas informações na manga se precisar! 

Anúncios

Use a internet para pesquisar sua reputação

Como saber se existe reclamação de uma empresa imobiliária? Da mesma forma que se faz com qualquer outra: buscando na Internet. Praticamente todo mundo faz isso antes de concluir qualquer compra, e com a idoneidade de uma imobiliária não é diferente.

Existem sites que reúnem reclamações sobre serviços e produtos, sendo o Reclame Aqui o principal deles. Por lá, você obtém informações sobre experiências de outros clientes e também pode analisar como essas reclamações são (ou não) sanadas pela imobiliária. Outra opção similar é o Consumidor.gov.br, que é ligado ao Procon.

Pesquisar o nome da imobiliária em redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter também pode ajudá-lo a saber mais sobre a idoneidade de uma imobiliária – ou, pelo menos, o que estão falando dela por aí.

Avalie o site com senso crítico

Para consultar a idoneidade de uma imobiliária, você também deve investigar as informações que ela publica e utilizar seu senso crítico. 

Verifique seu site institucional, veja há quantos anos ela está no mercado e quem são seus clientes. Quando há clientes corporativos, por exemplo, as logomarcas costumam estar no site. Quando os clientes são pessoas físicas, é comum ter depoimentos e coisas similares.

Se o site tiver poucas informações e oferecer negócios que parecem bons demais para ser verdade, mantenha-se atento. 

Consulte o CRECI da imobiliária

Legalmente, toda imobiliária e todos os corretores de imóveis precisam ter registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) do estado em que atuam. Esse registro numérico costuma estar disponível em algum lugar da página do site ou das redes sociais da imobiliária. Por si só, não encontrá-lo já pode ser uma bandeira vermelha.

Você pode (e deve) usar o número para confirmar no site do CRECI se aquele registro está regular, ativo, suspenso ou cancelado. No site do CRECI-SP, por exemplo, basta clicar na aba “Cidadão” e, em seguida, “Busca por Imobiliárias”. Depois, é só inserir o número do CRECI e pesquisar.

Como saber se o corretor ou imobiliária têm CRECI? Simples: só consultar o site! Na imagem acima, exemplo de consulta de CRECI de imobiliárias no site do CRECI do Estado de São Paulo

Como consultar a idoneidade de uma imobiliária, segundo o Procon

Em entrevista ao G1, Renata Reis, supervisora da área de habitação da Fundação Procon em São Paulo, deu duas dicas:

  • Utilizar sites como CRECI e Secovi (sindicato estadual de habitação que sempre acompanha o mercado) para checar a validade do CRECI da imobiliária e se há irregularidades
  • Pesquisar reclamações que a empresa recebeu nos últimos 5 anos em sites de defesa do consumidor (como Reclame Aqui e Consumidor.gov.br) e ficar especialmente atento ao índice de resolução desses problemas

Conheça a Loft, que oferece compra e venda de imóveis de forma rápida e segura!

A Loft oferece uma plataforma de compra e venda de apartamentos residenciais. Há tanto imóveis que são propriedade da Loft quanto imóveis de terceiros cuja venda é intermediada pela Loft.

E onde entram as imobiliárias nessa equação? Simples: a plataforma tem centenas de imobiliárias e milhares de corretores de imóveis como parceiros de negócios!

Na Loft – uma das 10 startups do ramo mais valiosas do mundo –, essa parceria abastece um site crescente ótimas opçÕes de apartamentos à venda em algumas das maiores cidades do Brasil.

Além disso, A Loft oferece auxílio jurídico durante todo o processo de negociação para evitar dores de cabeça. Cuidamos também da parte contratual e cartorial do negócio, o que torna tudo mais ágil e seguro. 

Sente que é o momento de encontrar seu cantinho? Conheça as opções de apê no site da Loft!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.